domingo, 22 de março de 2009

Mais do mesmo

Hoje liguei a televisão - coisa que não costumo fazer mas que fiz hoje devido ao tédio - e havia o que sempre há: propagandas, ofertas e gente vendida. Quando me questionei o por que de tudo isso, me veio logo a resposta fria e imediata "é o que o povo gosta dever!". "Sim! Mas o que o povo gosta de ver?" me perguntei novamente. O que nos faz querer ver mulheres nuas, homens de mentira, famílias que nada tem a ver com a família brasileira? Vidas de plástico!
Um cartum do Caulos mostra uma outra teoria inversa a Teoria Darvinista, a "Teoria da involução humana". Em que o homem chega a TV, a vê como sua criação, e depois vai se curvando, perdendo seu poder de criação. Involuindo mentalmente. De homo sapiens sapiens à homo erectus, e assim involuindo até chegar ao australuptecus, novamente. Ai a criação cria o criador. Diz como deve se vestir, oque deve ouvir, como deve estudar, o que deve gostar.
Todo ano emissoras de televisão investem milhões no "entertenimento" da população (ou será controle?) com seus programas cheios de luzes e gente bonita. Por que não investe-se o mesmo na educação, por exemplo? Talvez por que isso não dê lucro, nem votos, além de dar trabalho demais. E mais, as escolas bem estruturadas vão fazer cidadãos, não só profissionais como faz hoje, e isso não é nada agradável. Mais gente pensando é igual a menos votos nas eleições, menos gente comprando sem precisar, menos dinheiro nas mãos dos banqueiros, menos trabalho não pago e, menos gente vendo televisão.
Então é melhor deixar como está. "Ao povo Pão e Circo", já diziam os imperadores romanos. Em tempos mais atuais: Bolsa família e Big Brother!




2 comentários:

  1. é necessário denunciar esse instrumento de alienação em massa que é a tv, fico triste quando vejo as pessoas discutindo com entusiasmo as banalidades da tv, dominam o assunto como se fosse realmente nessessário saber, enquanto são esmagadas diáriamente sem nem se quer perceber!

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoa hoje sem idéias fortes na cabeça;sem vontade de inventar algo novo,algo para si próprio,verdades para si próprio.Não verdades que um bando de gente banalisadora gosta de inventar e nós as vezes fracos acreditamos.Nosso modo de agir,pensar,falar,vestir,comer está muito ligado a televisão;nós somos seres humanos e capazes de criar nossos próprios pensamentos e idéia,e não precisamos de mais hipocresía na televisão ;poorque isso já encontramos nas nossas vidãs'H//

    ResponderExcluir