domingo, 22 de março de 2009

Homo sapiens/homem/ser humano


Tudo é tão novo, parece de mentira. Milhões de anos nos descobrindo, evoluindo, reinventando. Desde o momento que o homem primitivo descobriu a utilidade do polegar opositor estamos em construção, nos construindo e construindo o mundo.
Pensar nisso tudo dá medo de certa forma, medo de nos perguntar: pra quê fizemos isso tudo? Pra quem fizemos isso tudo? E o que ainda temos que descobrir?
A última questão é o que nos intriga mas profundamente. Homens dedicam suas vidas a descobrir novas formas de energia, novas formas de se viver mais e melhor, curas para novas doenças e combate a doenças velhas que não atingem objetivamente um corpo, mas toda uma sociedade. Mas para quê? Para quê procurar vida nas luas de Júpiter se não preservamos a vida das crianças do nosso planeta? Não damos Atenção!
Mas eu ainda acredito na humanidade, acredito em mim, em nós. Nossa capacidade de mudar, de aprender sempre. Não somos deuses, por isso somos tão privilegiados. Os deuses nos invejam, pois só nós temos a capacidade de criar, descobrir e negar a existência de qualquer coisa, até mesmo dos próprios deuses. Nós ainda nos impressionamos com as flores, suas cores, seus perfumes.
Isso é se tornar humano, a busca intensa e eterna pelo saber, a busca pela humanidade. Deixando pra trás nossa condição animal e se tornando os criadores.

2 comentários: