domingo, 23 de agosto de 2009

Oque é TV?

"s.f. Transmissão à distância, por via elétrica, de imagens não permanentes de objetos fixos ou móveis. / Aparelho receptor dessas imagens. / Estação transmissora (tevê) de programas artísticos, culturais, informativos etc., por meio dessa técnica". - Dicionário Aurélio

Nos últimos dias vimos a televisão brasileira expondo a sua mais pura essência: a disputa comercial pelo controle político do povo.
Após as acusações de desvio das doações da Igreja Universal do Reino de Deus pelo Bispo Edir Macedo e sua cúpula de coordenadores que são sócios da Rede Record de Televisão, estorou uma guerra entre as duas maiores emissoras de TV do Brasil: Globo e Record.
A Globo apresenta evidências e levanta supeitas sobre a origem do dinheiro que é repassado a Record pela Igreja, já que estima-se que 90% da emissora seja do Bispo e os outros 10% de sua esposa. Realmente algo estranho.
Também relaciona o crescimento das empresas dele com as ofertas feitas a Igreja que em 8 anos somou assustadores 8 bilhões em ofertas do mundo inteiro. Acredita-se que todo esse dinheiro não é investido só na manutenção dos templos ou projetos da IURD, mas também em empresas de Edir Macedo, entre outras acusações.
Por outro lado, a Rede Record faz dossiês e mais dossiês sobre as irregularidades - já bem conhecidas e ainda impunes - da Rede Globo, que vão desde golpes em antigos sócios dados pelo já falecido Roberto Marinho até a invasão do terreno do Projac pela emissora. Também se fala de um golpe dado no BNDES nos anos 90, na oportunidade o fundo financiou o que hoje é a Globo Sat em troca de títulos da mesma. Alguns anos depois as ações desvalorizaram tanto que o BNDES teve que se desfazer delas deixando um rombo nos fundos do banco.
De parte a parte fez-se uma guerra na televisão brasileira e nós somos os expectadores e poucos veêm o que realmente há por trás disso tudo, dois grandes grupos empresarias disputando o controle da televisão brasileira, ditando tendências, valorizando o que não tem valor, alienando a população.
Depois de toda essa guerra ideológica nos perguntamos: o que mais há por vir? Em um país marcado pela corrupção política, um país de Renan Calheiros e José Sarney, a informação, que era nossa ultima arma, perde seu sentido de informar e passa a alienar nas tristes chamadas jornalísticas das suas emissoras de TV.
A liberdade de emprensa toma outro rumo, após a ditadura. Passamos anos lutando para falar, hoje nós ouvimos o que eles falam.

2 comentários:

  1. tem um verso que escrevi:

    Um mundo onde a sociedade é um brinquedo

    E quem comanda é a elite,

    Simplesmente porque você diz, sim!

    A TV te vende mentiras,

    Esconde o que você precisa enxergar

    Para você não criticar e sempre aceitar!


    Não estou dizendo esquece a TV

    E não a ligue mais

    Só estou dizendo:


    Abra os olhos para ver o que ela realmente te traz.

    ResponderExcluir
  2. "Não bebo do veneno q o sistema nos traz
    o controle remoto não me domina mais"
    (racionais)

    ResponderExcluir